Teste de astigmatismo online: Teste sua visão | Hospital de Olhos

Você sabia que, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), metade dos brasileiros sofrem com problemas como o astigmatismo? E mesmo com a quantidade de casos, ainda existem muitas pessoas que não sabem ao certo como essa condição se apresenta. Então, para começo de conversa, vamos defini-la melhor. O astigmatismo é uma imperfeição na curvatura do olho, que causa uma visão borrada ou distorcida independente da distância. Um paciente com astigmatismo possui a córnea no formato ovalado, com algumas áreas mais fundas que as outras. Por isso, a luz é refratada de uma forma mais difusa e causa os diversos pontos de foco da luz.

O astigmatismo não é uma doença nos olhos como o glaucoma, por exemplo. Seu tratamento ocorre com o uso de óculos para correção ou lentes de contato, mas quando não são utilizados, o astigmatismo acaba causando dores de cabeça, fadiga e dor nos músculos ao redor dos olhos.

Por essas razões é muito importante que o teste de astigmatismo faça parte da sua rotina médica. Esse teste é feito no consultório de um oftalmologista e sem dores ou desconfortos. Utilizando os mesmos instrumentos e técnicas que detectam miopia e hipermetropia, é possível diagnosticar o grau de astigmatismo do paciente. Esse teste, chamado de retinoscopia, funciona à partir de um feixe de luz emitido no olho, em seguida são colocadas diversas lentes diferentes entre a luz e os olhos.

Mas além do teste realizado no consultório, hoje existem alguns testes de visão online! Nos testes online você pode identificar previamente se realmente possui astigmatismo, porém, apenas seu oftalmologista irá prescrever as recomendações ideais para corrigi-lá. Confira abaixo o teste:

Importante: O teste de astigmatismo que disponibilizamos abaixo é recomendado pela comunidade médica. Mas, por se tratar de um auto-exame preliminar, o diagnóstico de um oftalmologista permanece sendo imprescindível. Antes de procurar um tratamento por conta própria, procure um oftalmologista conceituado e de confiança.

Faça o teste de Astigmatismo:

• Passo 1: você precisará se sentar a mais ou menos 1 metro de distância da tela do computador. Lembre-se, para melhores resultados use telas maiores como as de notebooks ou desktops;
  • Passo 2: Caso você já faça uso de algum tipo de óculos ou lente de contato para outras correções, retire-os;
  • Passo 3: Tampe um dos olhos com a mão e, em seguida, olhe para as imagens apresentadas. Não esqueça de fazer o mesmo procedimento com o outro olho;
  • Passo 4: Ao final de cada teste, responda as perguntas abaixo.

Teste 1:

Pergunta: Você conseguiu enxergar a variação de intensidade e grossura entre linhas pretas?

Teste 2:

Pergunta: Você foi capaz de ver as linhas verticais e horizontais com a mesma espessura?

Teste 3:

Pergunta: Você consegue ver as linhas em várias claridades?

Resultado:

Caso você tenha respondido “sim” para duas ou mais das perguntas acima, é bem provável que você possua algum grau de astigmatismo. Agora que você já tem uma noção sobre o problema, procure marcar uma consulta oftalmológica. Lembre também de observar os sintomas que também apresenta, como as dores de cabeça que citamos anteriormente.

Agora ficou mais fácil de procurar a ajuda certa, não é mesmo? Não esqueça: a saúde dos seus olhos é tão importante como a de todas as outras partes do corpo. Cuida-se!