Assim como a maioria dos sinais dados pelo corpo, esse sintoma pode ser um indício de que há algo errado no organismo ou com a sua rotina.
Continue a leitura para saber quais são as principais causas do tremor nos olhos:
Por qual razão as pálpebras tremem?
O que muita gente não sabe é que o excesso de estresse pode desencadear problemas oftalmológicos, como também pode ser um indício de que a saúde mental não está em dia. Mesmo que vá embora da mesma forma que chega, a sensação de tremor nos olhos não deve ser ignorada, já que pode significar maiores complicações.
O tremor nos olhos ocorre quando a região das pálpebras sofre o estímulo de hormônios e outras substâncias que comprometem diretamente o funcionamento muscular e interfere nos músculos das pálpebras.
O que causa o tremor nos olhos?
As principais causas são a ansiedade, o estresse emocional ou situações que estimulam, de forma excessiva, os hormônios ligados ao sistema nervoso, desencadeando espasmos involuntários, neste caso, nas pálpebras. Outra causa frequente é a exposição desmoderada às telas, fazendo com que os olhos pisquem menos e as pálpebras cansem com mais facilidade.
Há também causas relacionadas a deficiência de potássio, que causa fadiga muscular, cafeína em excesso ou até mesmo condições oculares como ceratites, conjuntivites e alergias.
Em casos crônicos, deve-se considerar possibilidades como a doença de Parkinson e a síndrome de Tourette. Mas, vale lembrar que somente um médico oftalmologista poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento.
Ir ao médico é necessário?
Essa deve ser a primeira medida a ser tomada. Apesar da recorrência em vários indivíduos, geralmente, o tremor nos olhos é benigno. Como foi dito anteriormente, as pálpebras tremerem após um momento de estresse é um possível sinal de que o corpo está cansado ou precisando repor nutrientes. Entretanto, se vier acompanhado de outros sinais como vermelhidão na pele, coceira nos olhos ou em outros locais do corpo, o paciente deve procurar um especialista para que as possibilidades sejam avaliadas.
Além disso, é fundamental que o estresse seja combatido. Avalie o que há de errado, faça um balanço de como estão as diferentes áreas da sua vida. Como o tremor tende a ter relação com a saúde mental, a psicoterapia pode ajudar.
Adotar hábitos saudáveis como uma dieta balanceada, realizar exercícios físicos, dormir regularmente e reduzir o tempo de exposição ao celular, computador e televisão podem ajudar bastante. Realize consultas oftalmológicas com frequência para verificar a saúde da sua visão.
No Grupo HOSP, você encontra uma estrutura completa e profissionais qualificados para atender você e sua família. Conte conosco para manter a sua saúde ocular em dia. Agende uma consulta para realizar exames preventivos clicando aqui.
Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar que esse problema se agrave por falta de informação.