Saiba como é feita a cirurgia crosslinking

Você já ouviu falar na alteração da curvatura da córnea, mais conhecida como ceratocone? É uma enfermidade degenerativa da córnea que não tem cura. Uma forma de retardar essa disfunção é com a cirurgia crosslinking. Vamos entender melhor mais abaixo.

O que é

Considerada uma das cirurgias mais eficazes para tratamento do ceratocone, o crosslinking é um procedimento menos invasivo de se aplicar nos pacientes.

Essa técnica chega a mais de 90% de efetividade, evitando que a pessoa precise de um transplante de córnea. Ela tem como objetivo evitar que a córnea “entorte” para frente. Sendo assim, as fibras do colágeno da córnea são fortalecidas, visando endurecê-las.

Para que serve

A cirurgia crosslinking pode servir para tratar variações do ceratocone e algumas outras doenças. Confira quais:

• Pacientes que usam óculos mas não apresentam estabilização do ceratocone;
  • Astigmatismo alto em decorrência do ceratocone;
  • Pacientes que apresentam intolerância às lentes de contato;
  • Córnea transparente, com pouca ou nenhuma cicatriz ou estria na região.

Como é feita

O paciente não precisa ser internado para realizar esse procedimento. Porém, é necessário aplicar um colírio anestésico – por isso é fundamental levar um acompanhante. A cirurgia dura em torno de uma hora e é pouco invasiva.

O primeiro passo é a aplicação de um colírio especial à base de vitamina B2. Ele será ativado por uma luz ultravioleta. Com isso, será estimulado a contração e união das fibras de colágeno. Isso irá fortalecer a estrutura da córnea.

Por fim, depois que a luz é aplicada, é posicionada uma lente de contato terapêutica. Ela funciona como um curativo para a retina. Em média, deve permanecer por sete dias, após esse prazo, ela será retirada.

Quais os cuidados pós cirúrgicos

É possível que o paciente sinta algum desconforto, mas isso é usual e podem ser utilizados alguns analgésicos e colírios para ajudar.

Após o procedimento, é comum desenvolver fotofobia (condição visual que se traduz numa sensibilidade à luz quando os olhos estão expostos à claridade). Então o uso de óculos de sol será necessário. Também é possível que a visão fique um pouco embaçada, mas não se preocupe, ela irá retornar naturalmente.

Converse com seu oftalmologista e saiba mais a respeito da cirurgia crosslinking, tratamento indolor que veio para revolucionar a abordagem das patologias de córnea.