Conteúdo

Retina Artificial: pacientes cegos podem voltar a enxergar sem usar os olhos

A Retina Artificial é mais uma invenção de muitas que vêm sendo desenvolvidas graças ao avanço da tecnologia. Você já parou para pensar na existência de um aparelho que traga de volta a visão para pessoas cegas?

É exatamente o que propõe o estudo da Universidade Miguel Hernández (Espanha) publicado no The Journal of Clinical Investigation, onde pesquisadores encontraram uma alternativa de devolver a visão para pacientes cegos através de um óculos que estimula diretamente o córtex.

Retina Artificial e a busca por olhos biônicos

Além dos espanhóis, pesquisadores da Universidade de Monash e do Center for Eye Research, que ficam na Austrália, também desenvolveram uma retina artificial que resgata, parcialmente, a visão de pessoas com deficiência visual.

O grau de sucesso tem sido variado, já que para os pesquisadores, o grande desafio para tornar a visão possível é a quantidade de minúsculas terminações nervosas a serem simuladas, pois o nervo óptico humano contém milhões delas.

Um dos primeiros protótipos da retina artificial, por exemplo, obteve imagens de 100 pixels. Muito abaixo do que consideramos como alta definição.

Conectada diretamente ao córtex visual do cérebro

Diante dos resultados da pesquisa do Center for Eye Research, os pesquisadores espanhóis da Universidade Miguel Hernández tentaram outra abordagem: contornar os olhos do paciente para se conectar diretamente ao córtex visual do cérebro.

Dessa forma, todas as imagens são obtidas através de uma câmera acoplada nos óculos antes de ser convertida em sinais elétricos pelo cérebro.

Para facilitar nossa imaginação e visualização: o par de óculos com câmera central serve como uma retina artificial de seu usuário. E, por fim, um implante é inserido diretamente no tecido cerebral.

Segundo os cientistas australianos e espanhóis, a câmera ainda não tem potência necessária para transmitir uma imagem completa, mas sim variações de luz que permitem ao usuário distinguir formas e objetos.

Os primeiros resultados da Retina Artificial e o começo de uma nova realidade

O sistema foi testado pelos pesquisadores em uma mulher de 57 anos, que há mais de 16 anos estava completamente cega. Segundo os estudos, a paciente foi capaz de identificar formas e silhuetas detectadas pela retina artificial, também conseguiu discernir algumas letras e até reconheceu os tamanhos dos objetos.

O implante que é inserido no cérebro tem apenas 4 mm de largura e cada um dos eletrodos tem 1,5 mm de comprimento.

De acordo com Eduardo Fernandez, professor e diretor de neuroengenharia da Universidade Miguel Hernandez, os implantes penetram no cérebro para que possam estimular e monitorar a atividade elétrica dos neurônios no córtex visual.

Através destes estímulos, a pessoa é capaz de perceber os padrões de luz transmitidos pela retina artificial.

Os pesquisadores também atestaram a segurança e o potencial da retina artificial, já que o implante não afetou negativamente as demais funções do córtex cerebral, nem estimulou outros neurônios.

Entretanto, segundo afirmações dos próprios especialistas, ainda há muito trabalho pela frente antes que a tecnologia possa ser usada em um nível prático, então os cientistas estão recrutando voluntários com diferentes níveis de deficiência visual para novos experimentos.

Ainda assim, os cientistas estão otimistas. É apenas uma questão de tempo até que essa tecnologia possa ser aperfeiçoada para transformar a rotina de milhões de pessoas com deficiência visual parcial ou total.

Compartilhar:

35 respostas

  1. Meu pai tem 63 anos. Perdeu a visão por conta de diabetes. Gostaria de saber se ele poderia se voluntariar para o teste dessa pesquisa?

  2. Que Deus em sua infinita bondade acelere mais ainda essa pesquisa, minha mãe cega de um olho, e o outro está comprometido devido à diabetes 😔

  3. Meu pai perdeu a visão total depois de uma cirugia no cérebro, mais foi confirmado que era glaucoma, mais ele nunca se queixou da vista. ficou 32 dias entubado. Acho que foi tanto cedativo q deram ele
    Quem perde a visão por glaucoma tem com recuperar. Me ajudem por favor. Sou do estado do Puaui

  4. Eu estou profundamente interessado neste assunto. Perdi a visão num dos olhos. Tenho 88 de visão no outro. Meu glaucoma estva muito adiantado quando fui operado várias vezes e tenho lentes americanas implantadas no Hospital dos Olhos de Campinas. gostaria de saber se há alguma técnica nova para que eu possa voltar a enxergar com o olho cego.

  5. Minha mãe está com a vista bem comprometida pelo glaucoma. Gostaria de saber se ela com 90 anos poderia ter acesso a essa possibilidade em adquirir essa tecnologia. Esse ano foi que de fato comprometeu sua visão, sempre foi muito ativa em todos os sentidos tanto mental como físico, mas essa deficiência visual tira completamente sua autonomia (só percebe vultos/ deixando-a com traços depressivos) e me preocupa bastante. Ps.: Ela fez demais na vida por todos, gostaria de proporcionar novamente através da tecnologia a autonomia de ur e vir que sempre teve.

  6. Por gentileza, como faço para cadastrar a minha mãe como voluntária? Ela perdeu a visão dos dois olhos devido ao glaucoma de ângulo fechado em ambos. Muito obrigada por esse raio de esperança em nossas vidas!!!

  7. Me chamo Viviane e perdi minha visão por causa do glaucoma pois meu sonho e voltar a encherga novamente por favor vcs me ajudam

    1. Bom dia meu marido tem 52 anos e tem 16 anos que perdeu a visão total gostaria de saber se a possibilidade dele se inscrever pra ser usado como teste ,pois não temos condições financeiras de fazer uma cirurgia desse porte .

  8. Meu filho tem 18 anos e é completamente cego gostaria que ele participasse da experiência

  9. Boa noite
    Essa novidade é uma esperança no fim do túnel

    Minha tia ficou sega por glaucoma de cirurgia gastou o que não tinha e não deu certo só frustração até um médico dar o diagnóstico final que ela não ia enxergar mais é a vida dela só foi sofrimento psicológico entre outras

    Isso foi há 10 anos
    Mas agora com essa novidade há uma esperança

    Mas precisamos saber o que fazer para ter essas renovada

  10. Eu tenho 62 anos e perdi a visão total do olho esquerdo em 2016, devido ao glaucoma. Em janeiro de 2017, tive que me submeter a cirurgia do olho direito para não perdê-lo também. Porém, estou com baixa visão nesse olho muito grande. Com enorme dificuldade em enxergar. Faço tratamento contínuo com 04 colirios. Eu quero ser voluntária.

  11. Minha irmã perdeu a visão por conta de deslocamento de retina seroso a cerca de 20 anos como podemos saber se ela é elegível a participar deste estudo. Hoje ela tem 44 anos

  12. Meu pai ficou cego por descolamento de retina devido a diabetes, esse tratamento poderá ajudá-lo de alguma forma?!! Ele tem 59 anos e ficou tres anos cego, sem contar que ele perdeu uma das pernas entao a vida dele tem sido muito limitada.

  13. tenho vasos proliferativos em ambos os olhos e glaucoma secundário nos mesmos perdi a visão total em ambos os olhos às 18 anos, como faço para me candidatar para eventuais procedimentos?

  14. olá boa noite meu irmão mais velho tem 55 anos e perdeu a visão após ser diagnosticado com tuberculose ocular por engano estava com deslocamento de retina e não sabia fez tratamento de uma doença que não tinha aí perdeu a visão de um olho depois disso teve deslocamento no outro olho fez varia cirurgias e nada adiantou desde então perdeu a visão totalmente eu adoraria que ele tivesse outra chance de voltar a enxergar ele sempre foi ativo e cheio de vida hoje esta desmotivado sempre triste isso deixa nós todos da família na mesma situação a ver nosso irmão assim espero que vcs possa fazer algo por nois
    nome dele e Edmilson telefone 974380621 Deus abençoe vcs que possa ajudar muitas família

    1. Meu irmão perdeu à visão por conta do diabete com 46 anos, como podemos participar desta pesquisa?

  15. Boa noite. Minha cunhada tem 58 anos, perdeu a visão dos dois olhos por causa da diabetes
    Tem como inscrever ela como voluntária?

  16. Meu marido ficou cego por causa do Glaucoma será que ele tem possibilidade de volta enxergar com esse procedimento

  17. Olá posso ser um voluntário.um prego furou meu olho direito não enxergo pois a retina rasgou e tenho que viver com óleo de silicone pra manter a retina colada,o que faz com que eu sinta muita dor de cabeça!

  18. Meu pai tem 58 anos e acabou perfurando a vista! Está cego de um olho, gostaria que ele participasse desse experimento.

  19. Ola minha irmã perdeu totalmente à visao com o glaucoma ,seria meu maior présente si ela voltaire a enxergar com o olho bionico é possivel ?

  20. Minha irmã perdeuxa visao por causa do glaucoma é possivel ela voltar a enxergar com olho bionico ?

  21. Minha mãe perdeu a visão devido glaucoma.
    Tem muita esperança em voltar a enxergar.
    Seria possível ela participar desse procedimento ?

  22. Meu esposo perdeu a visão de um olho a dois anos e do outro olho só ver bem pouco gostaria dele poder se candidatar para esse teste

  23. Minha neta de 10 meses foi detectada com cicatriz no olho esquerdo devido toxoplasmose congenita e segundo o médico que a acompanha, é certo que ela não terá visão nesse olho na quase totalidade. O olho direito está normal.
    O que voces me orientam fazer.

  24. Boa noite meu marido tem quatro anos que perdeu a visão por descolamento de retina gostaria tanto que ele voltasse a enxergar pois me sinto muito cansada ele me ajudava bastante.

  25. Eita Deus!
    Fico na torcida para que as pesquisas sejam aceleradas e que em breve possamos ter acesso a essa tecnologia.
    Meu pai ficou cego pelo glaucoma dos dois olhos, meu sogro também está cego do olho esquerdo e minha filha caçula possui perda considerável da visão direita por uma doença congênita🥹

  26. Tive uveite aos 17 anos, aí descobrir que tenho uma cicatriz de nascença no olho esquerdo, só ai descobrir que não d de achegava a 100 por cento como o direito ( vejo claridade, não distingo objetos, letras , cores etc etc …)
    Tenho hoje 67 anos ainda é possível reverter a cituaçao e voltar a enchegar com esse olho esquerdo com essa nova tecnologia?
    Obrigada.

  27. Gostaria muito que tivesse um jeito de devolver a visão para meu irmão especial, ele perdeu a visão devido ao descolamento de retina, fazem doze anos que ele não enxerga mais e eu fico muito triste por isso, gostaria muito que ele pudesse ver o sol novamente

  28. Minha sogra tem retinose pigmentar, ela e mais dois irmãos, perderam totalmente a visão, dos 17 a 30 anos de idade.

  29. Olá!! Minha filha tem 14 anos , e nasceu com retinopatia da prematuridade nos 2 olhos !! Seria um sonho ela participar e poder ver o mundo mesmo que seja um pouco ….

  30. Tenho 50 anos e problemas na retina e perdi a visão de um dos olhos , gostaria de saber sobre ser voluntario e me candidatar

  31. Tenho problemas de visão devido a glaucoma de ângulo aberto. A Vista esquerda está praticamente sem visão e a direita vê muito mal e com visão embaçada. Tenho 70 anos. Por favor me ajudem, obrigado!

  32. Prezados o meu Tio perdeu as duas visão
    E pra completar perdeu as duas pernas por não poder se locomover
    Quero escrever ele como voluntário se ele volta a enxergar pode se locomover mesmo em cadeira de rodas.
    Seu nome Jirvando Dias de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta