Razões para fazer cirurgia de miopia

A palavra cirurgia pode fazer com que muita gente não se sinta confortável. A ideia de passar por um procedimento como esse é o que tira a chance de muitos pacientes se livrarem dos óculos e poderem aproveitar uma visão totalmente nova, sem problemas de refração, como a miopia. Conheça alguns benefícios da cirurgia e crie coragem para se submeter a ela.

Cirurgia rápida e indolor

Fazer cirurgia de miopia, com as técnicas modernas disponíveis, deixou de ser um bicho de sete cabeças. Em média, os pacientes chegam com antecedência para o procedimento, mas, a cirurgia em si tem duração estimada de dois minutos ou menos, dependendo de cada caso. O laser, uma vez calibrado para as necessidades individuais do paciente, trabalha rapidamente e o médico dá o procedimento por encerrado. Todo o restante do tempo que o paciente permanece no local da cirurgia é para outros procedimentos. Como por exemplo, a aplicação de colírios anestésicos que devem estar agindo antes do momento da cirurgia.

Recuperação rápida e tranquila

O medo do pós operatório também pode ser o motivo pelo qual muita gente foge de fazer cirurgia de miopia. No entanto, tudo isso é mito. O conselho dos médicos é que os pacientes não pratiquem exercícios por uma semana e procurem retornar ao trabalho após esse período. Dependendo da atividade, é possível até retornar antes, com os devidos cuidados. Durante um período determinado, é necessário aplicar colírios analgésicos e outros medicamentos, caso o oftalmologista os receite. Os riscos de contaminação são muito baixos se tomados os devidos cuidados.fazer cirurgia de miopia

Possibilidade de livrar-se dos óculos

Uma vida sem óculos pode ser muito mais fácil para homens e mulheres que já sofreram com apelidos na infância e até hoje se deparam com ocasiões que não gostariam de estar com as lentes. Apesar de dizerem já estar acostumados, enfrentam dificuldades na prática diária de exercícios, ou se privam de experimentar esportes um pouco mais radicais. Luta ou qualquer outra atividade de contato também não está entre as favoritas para serem praticadas de óculos. Ao fazer cirurgia de miopia, esses pacientes podem experimentar essas novas sensações sem se preocupar.

Técnicas modernas

Com as novas técnicas, aquela conversa que o grau acaba retornando após algum tempo de cirurgia e que seria necessário repetir o procedimento não faz mais tanto sentido. Isso se deve a personalização da cirurgia, que coloca a máquina a serviço do paciente, e atua justamente nos locais indicados.

Na maioria dos casos, o grau não retorna ao mesmo número que no momento da cirurgia, porém, o que pode acontecer em casos de pessoas com a córnea muito fina, é que após o procedimento o médico ainda sugira lentes corretivas, de grau bem mais baixo, para corrigir eventuais imperfeições que possam atrapalhar a visão do paciente.

Quem procurar para fazer cirurgia de miopia

O primeiro passo a se tomar quando se decide fazer cirurgia de miopia é procurar um médico oftalmologista, que peça todos os exames necessários antes de indicar o melhor procedimento para a cirurgia. O paciente deve ir consciente que é preciso atender alguns requisitos para ter o método indicado. Entre eles, ser maior de 18 anos e ter o mesmo grau há, pelo menos, dois anos.

Quer saber mais sobre cirurgia ocular? Leia nosso outro artigo.