Qual é a doença de não enxergar de perto?

Não enxergar de perto pode ser sinal de alguma doença nos olhos, no entanto, não é preciso se preocupar. O ideal é sempre buscar opinião médica para diagnóstico precoce e tratamento preciso. Algumas condições podem acarretar essa sensação, que em muitos casos é reversível. Saiba qual doença de não enxergar de perto pode estar afetando a sua visão.

Hipermetropia: condição comum

Condição que pode acometer pessoas de qualquer idade, a hipermetropia é a razão da maioria dos casos de pacientes que surgem com relatos de dificuldade de enxergar de perto. Isso se deve ao formato dos olhos, que são um pouco menores que o ideal, fazendo com que as imagens sejam formadas após a retina. Há pacientes que apresentam alterações no formato da córnea ou problemas no cristalino, culminando no mesmo diagnóstico. Além da dificuldade de enxergar de perto, há queixas de dores de cabeça e desconforto durante a exposição à luz.

Apesar de a cirurgia para hipermetropia já existir e mostrar resultados expressivos, a maioria dos médicos oftalmologistas receita, em primeiro momento, lentes corretivas, que acabam sendo efetivas para os pacientes.

Presbiopia que pode surgir após os 40 anos

Outra doença de não enxergar de perto que pode ser tratada com lentes corretivas ou cirurgia, é a presbiopia, também conhecida como “vista cansada”. Em geral, essa condição se manifesta após os 40 anos e tem como fator desencadeante a chegada da idade.

O desgaste natural dos músculos ciliares, responsáveis pelos movimentos do cristalino, são a causa do problema. Não é evitável, assim como a hipermetropia, mas possui tratamento com resultados eficazes.doença de não enxergar de perto

Catarata: fique atento aos primeiros sinais

Doença de não enxergar de perto que pode ser, muitas vezes, atribuída aos idosos, mas que nem sempre surge na terceira idade, a catarata tem como primeiro sinal a dificuldade de enxergar de perto. Conforme o cristalino perde sua transparência, a dificuldade aparece e vai aumentando gradualmente. No início, lentes corretivas podem trazer certo alívio para os pacientes, porém, como é uma doença que não tem controle, é bem possível que a cirurgia seja indicada em algum momento. Com as novas técnicas, o procedimento é rápido e a recuperação não exige que a pessoa se afaste por completo de suas atividades por muito tempo.

Astigmatismo: visão distorcida ou embaralhada

Uma doença de não enxergar de perto que também pode ser resolvida com lentes corretivas é o astigmatismo. Causado pela irregularidade da curvatura da córnea, o problema faz com que os raios de luz não cheguem ao mesmo ponto da retina. Assim, os pacientes se queixam de visão embaralhada e distorcida para perto e, não raro, para longe.

Doença de não enxergar de perto tem cura!

Buscar diagnóstico correto é o primeiro passo para tratar da doença de não enxergar de perto. Como o resultado depende de uma consulta criteriosa e exames feitos por um médico oftalmologista, não adianta buscar solução em lentes corretivas de farmácia ou qualquer outro método que não seja receitado por um profissional. Soluções caseiras ou conselhos errados podem colocar em risco a visão, por isso, não tome nenhuma atitude sem antes conversar com um médico oftalmologista.

Quer saber mais sobre a cirurgia a laser que pode ser a solução para muitas condições que afetam grande parte da população? Leia nosso outro artigo.