Conteúdo

Pterígio, a “carninha no olho”: o que é e quais os sintomas e tratamentos

O pterígio é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho e se origina da concentração vascularizada da membrana transparente que recobre a região chamada de conjuntiva – se estendendo de forma triangular em direção à córnea. Existem três tipos de classificações do pterígio:

Tipo 1 – A carninha fica um pouco avançado na córnea com menos de 2mm e possui um corpo bem definido

Tipo 2 – Com 2 a 4 mm, se encontra sobre a córnea podendo induzir ao astigmatismo e redução da visão.

Tipo 3 – Fica a mais de 4mm sobre a córnea, por isso acaba entrando na zona ótica e reduzindo a visão.

Os principais sintomas são: olho vermelho, fotofobia, irritação, ardência e queimação. Muitos pacientes acabam procurando ajuda por questões estéticas e então descobrem a doença – que não é contagiosa.

Como curar pterígio naturalmente?

O tratamento natural que costuma ser recomendado consiste na lubrificação para reduzir a irritação nos olhos, proteção constante contra poeira, vento e sol. Nos casos de inflamação pode ser recomendado algum colírio anti-inflamatório.

Cirurgia de pterígio a laser

Quando o pterígio avança de forma prejudicial à visão – ou quando, mesmo com todos os tratamentos clínicos, os sintomas persistem e quando a lesão prejudica o uso das lentes de contato – a cirurgia é recomendada. Infelizmente, os pterígios podem, sim, recorrer mesmo após a cirurgia. O ideal é buscar sempre o acompanhamento de um profissional especializado para entender sobre os melhores tratamentos.

Compartilhar:

7 respostas

  1. Eu sou idosa 67 anos sofro com hpterigio preciso saber de um colírio antiinflamatório para tratamento natural

    1. Eu já tenho o periférico e não quero fazer cirurgia registe colírio que dilua o perigo e os olhos volta enchergar direito

  2. Tenho pterígio faz muito tempo e já estive no Boss em Sorocaba mais não tive oportunidade de fazer a cirurgia devido a minha pressão arterial e agora tenho 2 oftalmologista aqui na minha cidade me encaminharam uma guia do pedido de cirurgia ao Boss pelo SUS mas sei que demora muito e segundo a oftalmologista meu caso é de perder a visão !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta