Conteúdo

Problemas nos olhos emergenciais podem ser tratadas em prontos socorros convencionais?

Conjuntivite aguda, dores, perfurações nos olhos, hemorragias oculares e perda súbita de visão são apenas alguns exemplos de problemas nos olhos emergenciais que podem acontecer com qualquer um. O que fazer nessas horas? Ir a um pronto socorro convencional ou buscar um hospital especializado?

Para responder a essa pergunta, precisamos levar em consideração que as emergências em um pronto socorro convencional são variadas. Nesse sentido, nem sempre problemas nos olhos são prioridades dependendo da ocasião. Por isso, elas podem ser tratadas, mas nem sempre é a melhor escolha para o paciente.

Porque, independente de casos simples ou complexos, o primeiro atendimento é muito importante no caso de urgências oftalmológicas. Caso contrário, o diagnóstico nem sempre pode ser o mais assertivo e pode atrapalhar no tratamento e na recuperação. Reunimos, abaixo, algumas dicas de como lidar com problemas nos olhos emergenciais.

Desvantagens ao optar por um pronto socorro convencional

Em um pronto socorro convencional, vários tipos de emergências podem aparecer. Desde fraturas, queimaduras a casos mais sérios como derrames e infartos. Nesse sentido, apesar de problemas nos olhos também serem muito graves, muitas vezes, podem ter emergências que serão atendidas primeiro.

Por isso, a demora pode ser considerada uma das principais desvantagens de um pronto socorro convencional. Outro aspecto que não pode ser negligenciado é a equipe de médicos. Nem sempre há oftalmologistas de plantão no horário que você for ao hospital. É um risco e não tem como prever se terá especialistas no local.

Claro que você será atendido e analisado por um profissional, que fará um diagnóstico e indicará um tratamento. No entanto, existem chances de ele ser não especialista e recomendar que você consulte também com outro médico. No próximo tópico, mostraremos por que os problemas nos olhos devem ser tratados em hospitais oftalmológicos.

Problemas nos olhos devem ser tratados em hospitais especializados

O serviço de pronto socorro de um hospital oftalmológico é um dos principais diferenciais, pois os profissionais são preparados para lidar com qualquer tipo de problema nos olhos. De perfurações a acidentes com produtos químicos, hospitais especializados entendem bem sobre saúde ocular.

Sem falar que um hospital de olhos renomado possui tecnologia e equipe especializada para executar diversos procedimentos ambulatoriais não cirúrgicos com segurança e eficiência. Exames são essenciais para que o oftalmologista faça o diagnóstico de maneira rápida e isso nem sempre é possível em prontos socorros convencionais. Já em um pronto socorro especializado, há uma variedade de equipamentos de última geração para fazer exames, dos mais simples aos mais específicos.

Os problemas nos olhos emergenciais demandam que o atendimento seja eficiente. Por isso, não hesite e busque um hospital de olhos sempre que precisar. O ideal é que ele funcione 24 horas por dia e sete dias por semana e tenha experiência no segmento. Uma equipe diferenciada faz muita diferença em emergências.

Viu só como é importante tratar problemas nos olhos emergenciais em hospitais de olhos? Caso você tenha alguma dúvida sobre saúde ocular, não deixe de acessar nosso blog para ler dicas sobre o assunto. Ou deixe uma mensagem para gente nos comentários abaixo!

Compartilhar:

Uma resposta

  1. Tive descolamento de retina, passei com um médico em outro serviço, mas ele me mandou marcar com especialista. Infelizmente minha visão está piorando, e temo perder a vista, pois só consigo um especialista no final do mês. O que vocês podem fazer por mim? Desde já agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta