Por que você sente a sua visão embaçada?

A visão é um dos sentidos mais importantes dos seres humanos. É graças a ela que percebemos os ambientes ao nosso redor, enxergamos as pessoas e identificamos pequenas nuances em suas expressões faciais, que fazem toda a diferença ao interpretarmos o que elas dizem. O ideal é que todas as pessoas enxerguem com extrema acuidade. Ou seja, que sejam capazes de enxergar com nitidez todos os objetos próximos e até uma certa distância. Se você está sentindo a visão embaçada é sinal de que há algo errado no seu corpo.

Se esse é o seu caso, fique atento a este post. Veja agora alguns motivos que podem impedir seus olhos de funcionarem perfeitamente.

Doenças refrativas tornam a visão embaçada

As doenças refrativas – miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia – são as razões mais comuns para a visão embaçada. Em todos esses casos, as imagens têm o ponto de foco deslocado, ou seja, o foco se forma fora da retina. Isso acontece por alterações no formato do globo ocular ou irregularidades na córnea. Se você foi diagnosticado com alguma dessas condições, a boa notícia é que a sua visão voltará ao normal com uma simples atitude: o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Catarata ou alterações no cristalino em geral prejudicam a qualidade da visão

A catarata é basicamente uma condição na qual o cristalino se torna opaco. Isso é um problema porque essa é a estrutura dos olhos por onde a luz deve passar até chegar na retina. Se ele não está translúcido, a luz não passará corretamente e a pessoa perceberá a visão embaçada. Nesse caso, essa percepção pode não ser imediata, uma vez que a opacidade do cristalino acontece de forma gradativa. Na maioria das vezes o paciente só percebe que está com um problema quando tenta fazer algo que era comum e sente dificuldades. Como, por exemplo, ler na penumbra.

O glaucoma tem a visão embaçada como um dos sintomas

O glaucoma é uma doença de progressão lenta e que, se não tratado a tempo, pode levar à cegueira. Um dos sintomas dessa condição é a visão embaçada e que geralmente começa na periferia dos olhos. Isto é, aos poucos a pessoa começa a perder a visão periférica até que a perda chegue ao centro dos olhos. Mas quando a doença atinge esse estágio, a reversão do quadro é muito complicada. Por isso é tão importante consultar um oftalmologista com frequência e detectar o glaucoma ainda cedo.

As consequências do diabetes para os olhos

O diabetes é uma doença que afeta a vida do paciente em diversas esferas. Assim que diagnosticado, o paciente deve adotar uma dieta totalmente controlada para evitar o aumento do índice glicêmico no sangue. Também deverá praticar atividades físicas regularmente e, em alguns casos, injetar insulina diariamente. Além dessas providências, é preciso ficar de olho em pequenas feridas que não cicatrizam e também consultar um médico oftalmologista regularmente. Isso porque a visão embaçada pode vir junto com essa doença, que deve ser tratada com seriedade e responsabilidade.

A visão embaçada é um incômodo grande na rotina dos pacientes. Mas, acima de tudo, ela é um sintoma de que algo não está correto no corpo. Seja diretamente nos olhos, em decorrência de uma doença refrativa, da catarata e do glaucoma, ou como uma consequência de casos mais graves, como o diabetes. Independentemente do motivo, o médico oftalmologista deve ser consultado o mais rápido possível para que ele possa sugerir um tratamento e reverter a situação.

Você já sentiu a sua visão embaçada sem um motivo aparente? Compartilhe a sua experiência nos comentários.