Oftalmologista: 4 formas de saber se ele é bom

Ir a um oftalmologista com frequência é muito importante para acompanhar a saúde dos olhos e garantir o máximo de qualidade de vida. Porém, ao fazer isso, você confiará uma parte importante da sua saúde nas mãos de um profissional. Nada mais justo, portanto, que avaliar se o médico é bom ou não.

Para que isso seja possível, alguns pontos têm peso maior e não podem ser ignorados. Para te ajudar nessa decisão, continue lendo e veja 4 formas para saber se o profissional é realmente bom.

1. Verifique a capacidade técnica e a especialização do oftalmologista

É fundamental que o profissional tenha o máximo de conhecimento para poder cuidar da saúde dos seus olhos e da sua família. Com isso, o primeiro passo é identificar a formação dele e, principalmente, se ele possui registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Outro ponto relevante é procurar a respeito de sua especialização. Um profissional voltado para o atendimento a crianças, por exemplo, tem muito mais capacidade de identificar e tratar problemas ligados a essa fase. Com isso, a especialização é especialmente importante para quadros específicos.

2. Conheça a estrutura para atendimento

Não basta ter conhecimento técnico. O oftalmologista precisa dispor da estrutura certa para conseguir realizar exames e diagnósticos com precisão. Com isso, o local onde ele realiza o atendimento também faz diferença.

Procure saber se ele atende em um consultório, hospital ou, melhor ainda, clínica de olhos. O recomendado é que estejam disponíveis todos os aparatos necessários para que os procedimentos corretos sejam realizados.

Isso dará mais segurança para o diagnóstico e garante um atendimento com qualidade elevada.oftalmologista

3. Saiba qual é a sua experiência de atuação

Um oftalmologista experiente já realizou muitos diagnósticos, viu quadros diferenciados e consegue identificar possíveis problemas com maior precisão. Unindo isso ao conhecimento técnico e a equipamentos adequados, o resultado é que a consulta se torna completa e realmente produtiva.

Com isso, é fundamental buscar um médico que já tenha alguma experiência na área. Esse não é, necessariamente, o fator com maior impacto, mas deve estar em equilíbrio com os demais.

Assim, antes de marcar uma consulta procure entender quanto tempo o profissional tem de realização de atendimentos e diagnósticos e como isso pode contribuir para cuidar da sua saúde.

4. Procure a opinião de outros pacientes

Para tirar a prova, nada melhor do que conhecer o que outros pacientes falam sobre o profissional. Ao buscar opiniões de quem já esteve no consultório, você terá um bom panorama de como é o atendimento, o diagnóstico e o tratamento.

Embora cada caso seja diferente, um grande número de opiniões positivas pesa a favor — e o contrário também é verdadeiro. Para tanto, é possível usar as redes sociais para compreender como andam os níveis de satisfação de quem marca uma consulta.

Se for possível, procure indicações de amigos ou pergunte diretamente para quem já se consultou. Isso dá ainda mais segurança e contribui para que você tenha o atendimento que procura.

Ao empregar essas 4 técnicas, é possível saber se o oftalmologista que você escolheu é bom. Como consequência, há mais qualidade e segurança em todo o processo de consulta e atendimento.

Como você faz essa avaliação? Conte nos comentários e participe.

Uma resposta

1. Sim, maravilhoso. Agora. Fora a indicação por amigos, como posso obter as outras três referências? A clínica fornece?
    Grato.