O que é a degeneração macular?

A degeneração macular é uma doença muito comum no Brasil, cerca de dois milhões de casos são registrados por ano no País.

Infelizmente é uma doença crônica, ou seja, pode durar anos e quando não diagnosticada a tempo, pode causar a perda irreversível da visão. A grande maioria dos pacientes é diagnosticada após os 60 anos, embora a incidência em pessoa acima dos 40 anos também seja alta. Por este motivo, ela é chamada DMRI, ou seja, degeneração macular relacionada à idade.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a degeneração macular, separamos alguns pontos importantes. Continue lendo esse artigo e fique mais informado sobre esse mal.

O que exatamente é a degeneração macular?

A mácula é uma pequena região da retina onde são processados os detalhes dos objetos, rostos e o que mais estiver ao alcance da visão. Existem dois tipos da doença:

O primeiro deles, a degeneração macular seca acontece quando a retina começa a sofrer danos. Já a degeneração macular úmida acontece quando vasos sanguíneos com infiltrações crescem pela retina.

Quais são os sintomas?

O início da doença pode ser assintomático, por isso é fundamental consultar-se com um médico oftalmologista com frequência. Dessa forma, ela poderá ser diagnosticada antes que a visão comece a ser prejudicada.

Caso a degeneração macular progrida sem tratamento, o paciente começará a experimentar a visão turva, dificuldade para enxergar na baixa luz ou visão distorcida. O seu agravamento será notado a partir do surgimento de um ponto preto no centro da visão, que aumentará sem tratamento. Muitos pacientes podem também experimentar secura nos olhos.

Como é feito o diagnóstico?

Somente um médico oftalmologista poderá diagnosticar a degeneração macular. Para tanto, não são necessários exames laboratoriais ou de imagem. Mas sim a combinação entre o exame de fundo de olho, realizado em consultório, e as queixas do paciente sobre os sintomas. Na mesma consulta, o médico poderá avaliar qual é o tipo da doença e indicar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico?

O sucesso do tratamento para a degeneração macular, assim como a maioria das doenças, está diretamente ligado com o quão cedo ela será diagnosticada. Dessa forma, e de acordo com a manifestação da doença, diferentes tratamentos podem ser indicados.

Em alguns casos é possível receitar uma combinação de vitaminas e minerais. Já outros podem ser tratados por meio da cirurgia ocular a laser. Nesse caso, o feixe de luz irá remover o tecido que impede o funcionamento da mácula e controlar o sangramento no interior dos olhos.

A degeneração macular é uma doença que pode levar a cegueira se não tratada a tempo. Por isso, é fundamental visitar um médico oftalmologista anualmente e se certificar de que os olhos estejam saudáveis. Caso a visão comece a ficar turvas, linhas retas pareçam curvas ou a visão comece a falhar antes do dia da consulta, adiante-a imediatamente. Quanto mais cedo tratada, melhores serão os resultados.

Com qual frequência você costuma se consultar com um médico oftalmologista? Conte nos comentários quais são os seus cuidados com a sua saúde e dos seus olhos.