Conteúdo

Irritação no olho: como aliviar?

É comum que algumas épocas do ano, principalmente nas mudanças de estações, causem irritação no olho, deixando-os avermelhados, ressecados, lacrimejando ou coçando. A irritação no olho pode também ser causa de cansaço ou fadiga ocular ou até mesmo uma alergia, conjuntivite ou outra doença. Em todos os esses casos, a consulta com um médico oftalmologista pode ser fundamental para o correto diagnóstico e tratamento.

Entretanto, se você está com irritação no olho e não tem sinal de nenhuma infecção, veja essas dicas de como aliviar os sintomas.

1. Lave os olhos com água

Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d’água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.

Outra forma de você lavar seus olhos é durante o banho, no chuveiro. Incline sua cabeça para trás e deixe a água cair sobre a testa e escorrer para os olhos. Mas, atenção! Cuidado com a temperatura da água para não machucar seus olhos.

2. Faça uma compressa fria e úmida sobre o olho

Se você estiver com irritação no olho, tente colocar uma compressa fria sobre eles. Pegue uma toalha de rosto macia, mergulhe-a na água fria e torça. Feche os olhos, incline a cabeça e coloque a compressa nos seus olhos. Tente ficar com a compressa por uns 20 minutos para aliviar a irritação. Você pode repetir esse procedimento sempre que for necessário para evitar coçar os olhos.

3. Reduza as causas da irritação no olho por fadiga

Muitas vezes a irritação no olho pode ser causada por fadiga ocular, que pode causar coceira, visão embaçada, olhos lacrimejantes ou sensibilidade à luz forte. Fique atento para a evolução desses sintomas, principalmente se você ficar com a vista embaçada após manter os olhos fixos em algo por um período de tempo. Procure um oftalmologista para diagnosticar a causa e realizar o melhor tratamento possível.

Se a irritação no olho for por cansaço das vistas, tente reduzir o tempo que você fica concentrado em algo fixo, como por exemplo, ficar concentrando e lendo por muito tempo, dirigindo longas horas, ou trabalhando o dia inteiro na frente do computador. Além de reduzir o período de tempo de alguma atividade contínua, tente fazer suas tarefas e trabalhos em ambientes iluminados para não forçar tanto a visão.

Outra dica importante para evitar a irritação no olho por fadiga das vistas é manter a distância adequada dos aparelhos eletrônicos. Ao trabalhar em um computador, mantenha distância de pelo menos 60 cm da tela e o olhar direcionado um pouco abaixo da linha do horizonte. Ao ver televisão, quanto maior a tela, maior a distância do aparelho para evitar o cansaço da vista. Dê uma atenção especial para o celular, que tornou-se o aparelho eletrônico mais frequente no cotidiano das pessoas. Ajuste o brilho da tela, tamanho da fonte dos aplicativos do aparelho e mantenha uma distância de aproximadamente 30 cm das suas vistas.

Com essas dicas úteis e fáceis de seguir no seu cotidiano, você consegue reduzir a irritação no olho. Mas, lembre-se que se os sintomas persistirem ou você perceber que a irritação no olho pode ser uma conjuntivite a visita ao oftalmologista é fundamental.

Essas dicas para aliviar a irritação no olho foram úteis? Conhece mais alguma? Compartilhe conosco, deixe seu comentário aqui abaixo.

Compartilhar:

4 respostas

  1. Muuuuuuito bom! 🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕

  2. Olhos secos ardendo coseira dificuldade pra abrir os olhos só com óculos escuro faço uso de colírios para lágrimas já consultei vários médicos, só melhora um pouco com uso de antibiótico, isso aconteceu depois da cirurgia de catarata a dois anos a trás.

  3. Minha mãe tb sofre c alergia nos olhos e nada resolve, usa óculos solares dia e noite…. Já consultou vários médicos e todos passam colírios e pomadas q não ajudam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta