Uma grande novidade para a saúde oftalmológica internacional! Estudos clínicos realizados pela startup israelense CorNet Vision contribui para que Jamal Furani, de 78 anos, voltasse a enxergar após 10 anos cego. Ele foi o felizardo a se tornar a primeira pessoa do mundo a receber um transplante de córnea artificial bem-sucedido.
Ele já havia realizado cirurgias para tentar recuperar a visão, mas todas sem sucesso. Este novo procedimento era sua nova esperança e o resultado impressionou até os seus idealizadores.
Sobre a córnea artificial
A córnea artificial CorNeat KPro, criada pela empresa CorNeat Vision, pode substituir uma córnea deformada, com cicatrizes ou opaca e se integra completamente à parede do olho, sem depender de tecido de doador. Ela possui um nano-tecido sintético não degradável que é colocado sob uma membrana que cobre a superfície da pálpebra e a parte branca do globo ocular.
O implante foi capaz de restaurar a visão do idoso ao passo de conseguir identificar dedos sendo erguidos, números em um gráfico de visão, além de reconhecer parentes.
Opinião dos especialistas
“O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expectativas. O momento em que tiramos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento de nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda desse empolgante e um projeto significativo que sem dúvida impactará a vida de milhões “, disse o médico Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center Bahar, que realizou o procedimento.
O doutor Gilad Litvin, inventor do dispositivo, disse em entrevista a Israel Hayom que a operação foi “relativamente simples” e durou menos de uma hora.
A expectativa é que o procedimento seja capaz de aliviar a fila de espera por córneas, que é grande e impacta diretamente na qualidade de vida de muitas pessoas. Entretanto, a empresa não deu uma data para produção em grande escala.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que irão gostar sobre o transplante de córnea artificial.
2 respostas
Que legal,gostaria desse experimento
Amaria que meu pai voltasse a enxergar.