Um hospital oftalmológico é um centro altamente especializado em cuidar da saúde da visão. Por mais que os exames e procedimentos sejam parecidos, os hospitais podem ser muito diferentes entre si. Dependendo da opção que selecionar, você pode ficar com a saúde protegida ou em risco.
Como essa decisão influencia diretamente a qualidade de vida, é fundamental reconhecer as formas de escolher o local correto para se consultar e, se for preciso, realizar o tratamento.
Por isso, conheça, na sequência, 5 maneiras de fazer a melhor escolha.
1. Conheça qual é a estrutura do hospital oftalmológico
Cuidar da saúde dos olhos é uma tarefa muito séria e que exige toda a estrutura adequada. Não apenas o hospital precisa dispor de um ambiente limpo e organizado como também deve ter salas específicas de atendimento, equipamentos corretos e os materiais necessários — como colírios adequados e dentro da validade.
Assim, comece avaliando qual é a estrutura do lugar. Veja se ele, de fato, corresponde ao título de hospital oftalmológico e analise se aquele é o lugar certo para cuidar da sua visão.
2. Verifique quem são os especialistas do local
Outra tarefa muito relevante é conhecer quem são os profissionais do lugar, que devem ser, todos, especialistas em oftalmologia. Isso garante que o diagnóstico será preciso e não apenas considerando elementos básicos de atendimento.
Confira, também, se todos os médicos possuem CRM. Esse registro garante que eles estejam executando as funções de maneira totalmente regularizada. Quanto mais informações sobre os profissionais você tiver, melhor.
3. Saiba quais são os serviços e especialidades
O próximo passo é conseguir em identificar o que o hospital oftalmológico oferece quanto ao atendimento. Além das consultas de rotina, veja se eles têm atendimento 24 horas para emergências, se realizam exames específicos e se fazem diversas cirurgias.hospital oftalmológico
Dependendo do problema de visão que você tiver ou que descobrir com o tempo, o melhor é ter à disposição os procedimentos que vão, de fato, ajudar a sua saúde.
Se tiver filhos pequenos, verifique se há oftalmologistas pediátricos, por exemplo, de modo que tudo possa ser resolvido e tratado corretamente.
4. Avalie os convênios que estão disponíveis
Caso você possua plano de saúde, seja o familiar ou o empresarial, procure verificar quais são os convênios oferecidos pelo hospital. Veja, para cada unidade, quais são os convênios que são atendidos pelo estabelecimento.
Esse não é o critério, necessariamente, mais importante. Dependendo do caso, vale mais a pena ter um bom especialista com ótima infraestrutura do que, simplesmente, ficar com o hospital que é coberto pelo convênio.
Porém, esse é um elemento de desempate entre opções semelhantes e, por isso, deve ser considerado com cuidado.
5. Analise como é o atendimento inicial
Depois de verificar tudo isso, a etapa final consiste em conhecer como acontece o primeiro atendimento. Esse elemento é mais importante do que parece porque a falta de qualidade logo no primeiro contato não é um bom sinal.
Para tirar a prova, entre em contato com a central de atendimento e tire todas as suas dúvidas sobre o processo de agendamento, a realização de consultas, os valores e mais.
Se tudo ocorreu de maneira satisfatória, então, marque uma consulta para conhecer o ambiente e decidir, definitivamente, se é a melhor escolha para você.
Seguindo essas recomendações, você consegue escolher qual é o melhor hospital oftalmológico para você e sua família. Não deixe de colocar em prática essas dicas para se manter sempre seguro.
Conte nos comentários se tem algum outro critério que você pretende levar em consideração e participe!