Os olhos são órgãos complexos e delicados. Embora extremamente eficazes dentro de sua função, sua capacidade não deve ser colocada à prova. Ou seja, não é indicado forçar a vista. Esse comportamento, quando recorrente a longo prazo, pode trazer consequências para os olhos.
Ler com a luz muito baixa, usar óculos de farmácia sem controle de qualidade, ver televisão de perto ou simplesmente demorar muito para atualizar o grau dos óculos são atitudes que forçam a vista. E todas elas têm consequências ruins. Veja agora 4 delas que podem ser facilmente corrigidas com pequenas mudanças de hábitos.
1. Dor nos olhos por forçar a vista
Forçar a vista é como fazer exercícios físicos exageradamente. Eventualmente os músculos vão reclamar do excesso. O mesmo acontece com os olhos. Depois de horas prolongadas de esforço, os olhos podem começar a arder ou até mesmo a doer. O segredo para que isso não aconteça é evitar as situações que descrevemos anteriormente. Se isso não for possível, faça uma pausa durante o trabalho, feche os olhos e em seguida olhe para algo distante. Dessa forma, os olhos serão obrigados a ajustar o foco para um local diferente do que estava fazendo por horas seguidas.
2. Dores de cabeça recorrentes
As dores de cabeça são consequências ruins do hábito de forçar a vista. Assim como a dor nos olhos, ela costuma acontecer depois de certo tempo. Nesses casos, é muito comum que as pessoas creditem a dor ao excesso de trabalho e sequer imaginem que a vista é a razão por trás da dor. Por isso, ao invés de tomar um analgésico e se livrar temporariamente do sintoma, é importante entender as causas da dor de cabeça e não repetir esses hábitos novamente.
3. Visão embaçada momentaneamente
Assim como os dois outros sintomas já mostrados aqui, a visão embaçada é uma das consequências ruins do péssimo hábito de forçar a visão. Isso acontece porque os olhos passam muito tempo tentando se ajustar para enxergar corretamente, até que fatigam e simplesmente têm dificuldades para continuar exercendo a sua função. Esse não é um sintoma permanente, muito pelo contrário. Basta descansar os olhos e a visão voltará ao normal.
4. Olhos ressecados também são consequências ruins à visão
Muitas vezes quando forçamos a visão também nos esquecemos de piscar. Na realidade, uma pessoa em frente a uma tela que emite luz (como computadores e a televisão), pode piscar até dez vezes menos que o normal. Por isso, forçar a visão pode deixar os olhos ressecados. A solução é simples: pisque mais vezes. Olhos ressecados provocam incômodos como a ardência.
Forçar a vista nunca é saudável para a saúde dos olhos. São consequências ruins e extremamente desagradáveis, como dor e ressecamento dos olhos, assim como dores de cabeça e visão embaçada. Em alguns desses casos é possível reverter os sintomas dando um descanso para a visão. Feche os olhos por alguns minutos e, em seguida, troque a sua zona de foco. Primeiro olhe para algum lugar afastado, depois outro em distância média e só depois para algo próximo.
Se você experimenta esses sintomas com alguma frequência, está na hora de revisar seus hábitos. Leu até aqui e ficou com alguma dúvida? Use nossa caixa de comentários aqui abaixo para resolvê-la.
Uma resposta
eu reviro os olhos com toda a força até conseguir ver o limite que consigo alcançar mas não consigo ver como se houvesse uma barreira e para além dessa barreira não visse mais e, não consigo defenir, resolver, analizar, porque eu tenho 73 anos e tenho o síndrome de tourett mais grave do planeta que começou aos 18 anos sempre a agravar até hoje e aos 30 anos já todos os médicos ortopedistas 3 em Setúbal e 2 em Lisboa disseram que eu tinha a cervical completamente toda degenerada e agora já estou com estreitamento do canal cervical e guinadas por todo o lado parecem choques porque se eu tivesse uma força de 2 mil kg no pescoço era com essa força que eu fazia esses tiques como andar 50 anos a olhar para o sol até ver o sol limpo sem raios e para o filamento das lâmpadas e conseguir defenir o formato do filamento. Mas sempre tive milhares de tiques que passei a minha vida toda entre 6 e 8 horas por dia isolado numa tortura que não existe palavras para descrever e dores por todo o lado e agora estou cheio de problemas de saúde porque herdei esta doença do monstro do meu pai que não se comportava assim, comportava se a fazer sofrer.