Desvendando 5 mitos sobre miopia

A miopia é uma condição dos olhos muito comum na população. Ela é uma doença refrativa, que consiste na dificuldade para enxergar objetos de longe. Pode ser diagnosticada desde a infância, quando se manifesta com sinais muito claros. Ou anos depois, quando o próprio paciente relata os sintomas e dificuldades.

A verdade é que essa é uma doença conhecida popularmente, mas isso também faz com que surjam muitos mitos a respeito dela. Para esclarecer esses fatos de uma vez por todas, fizemos uma lista com verdades e mitos sobre miopia. Leia este texto até o final e entenda.

1. Não usar óculos piora a miopia

MITO. Não usar os óculos de grau não piora a miopia. O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize. Esse movimento natural pode ser confundido com uma consequência do mau uso de óculos. Mas isso não significa que as lentes corretivas devam ser abandonadas. Quem não as usa pode fatigar a visão, sentindo dores de cabeça e nos olhos, além de ardência e vermelhidão.

2. É possível reverter a miopia com fisioterapia

MITO. A fisioterapia não é capaz de reverter a miopia. Isso porque a correção da miopia acontece na superfície da córnea, enquanto a fisioterapia irá trabalhar os músculos que estão associados aos olhos. Esse mito, na realidade, é uma confusão com uma das formas de tratamento do estrabismo. Em alguns casos, é possível revertê-lo ou atenuar sua manifestação com exercícios para os olhos.mitos sobre miopia

3. A eficiência da cirurgia a laser é mais um dos mitos sobre miopia

MITO. A cirurgia a laser é um procedimento extremamente preciso e seguro que reverte casos de miopia com sucesso. A razão por trás de mais um dos mitos sobre miopia é o fato de que, em alguns poucos casos, é preciso realizar a cirurgia novamente. Ou então, quando o paciente é operado antes da estabilização, o quadro continua progredindo da mesma forma que aconteceria se o procedimento não tivesse sido feito.

4. Lentes de contato impedem a progressão da doença

MITO. As lentes de contato, assim como os óculos, são formas de devolver qualidade de vida aos pacientes instantaneamente. Mas elas não têm o poder de tratar e curar essa condição. O que faz com que muitas pessoas acreditem nesse mito é o fato de que as lentes de contato, geralmente, são receitadas na mesma época em que o grau estaciona. Mas isso não passa de uma coincidência.

5. Ler de perto e com baixa luz provoca miopia

MITO. A leitura em baixa luz ou muito próxima do livro não provocam miopia. O que acontece quando lemos no escuro é um incômodo devido à necessidade de ajustar os olhos para a baixa luz. Já quem precisa ficar muito próximo do objeto para ler pode precisar de óculos, pois esse é um dos sinais de que está na hora de consultar um médico. Mas esse não seria um caso de miopia.

Os mitos sobre miopia são comuns entre a população leiga. Acima de tudo, é importante se manter informado e não confiar na sabedoria popular para cuidar da própria saúde. Por isso, consulte o seu médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, ou mais se ele indicar dessa forma.

Você conhecia alguns desses mitos sobre miopia? Conte nos comentários qual deles foi desvendado para você nesse texto.