Conteúdo

Como Prevenir o Câncer de Olho

O câncer de olho não tem idade para se manifestar, tanto crianças quanto adultos podem ser afetados. Nas crianças, a doença é caracterizada como retinoblastoma, e atinge a retina, sendo muitas vezes diagnosticado ao acaso, porque a criança apresentou um brilho branco nos olhos ao ser fotografada. Já entre os adultos, há dois tipos de câncer: o melanoma e o linfoma. O câncer de olho pode matar, mas há prevenção e tratamento, é preciso sempre ter o acompanhamento de um especialista. Conheça alguns métodos para prevenir o câncer de olho.

Investigações constantes

A genética é um dos principais fatores de risco na maioria dos tipos de câncer. Pessoas que possuem familiares com histórico devem redobrar a atenção e manter um controle rígido de visitas aos médicos e check-ups. O diagnóstico precoce garante eficácia no tratamento de qualquer doença, e com o câncer isso não é diferente. Pelo contrário, pode ser um fator determinante para a recuperação da função e eliminação da doença. Crianças com histórico de retinoblastoma na família também devem ser testadas desde pequenas para excluir a possibilidade do desenvolvimento da doença.

Controle de exposição ao sol

Prevenir o câncer de olho requer cuidados constantes com o sol. Apesar de a exposição frequente ainda não ser apontada como uma das causas para o desenvolvimento da doença, já foi mensurado que grande parte dos casos se apresenta em pessoas brancas e com pele muito clara, em comparação com a incidência em negros. Como os dados também coincidem com o surgimento de câncer de pele, é melhor tomar os devidos cuidados. Escolher lentes com proteção UVA e UVB pode diminuir o risco de desenvolver tanto o tumor de olho benigno quanto o maligno.

Ficar atento às alterações após os 40

O câncer de olho, como já dito, pode aparecer em crianças, porém, quando isso não ocorre, é mais comum que ele se manifeste em pessoas após os 40. Ficar atento às alterações na visão após essa faixa etária é fundamental para o diagnóstico precoce. Tanto o linfoma quanto o melanoma são fáceis de serem percebidos, porém, é necessário ter o diagnóstico médico para o início do tratamento.

Cuidar da imunidade

Pacientes com diagnóstico de AIDS e aqueles que estejam se tratando com medicamentos para não rejeição de órgãos costumam estar entre aqueles mais suscetíveis ao câncer de olho. Para preveni-lo nesses casos, além de estar alerta para possíveis alterações na visão, é preciso seguir as orientações médicas à risca e ainda tomar os outros cuidados como qualquer pessoa.

Prevenir o câncer de olho e ficar atento a outras doenças

Manter uma rotina de exames com especialistas é o dever de todos aqueles que querem permanecer com a saúde em dia. O médico oftalmologista é o especialista que pode fazer o diagnóstico precoce do câncer de olho e de outras doenças da visão. Fazer visitas regulares é a chave para prevenir o câncer de olho e também outras possíveis doenças.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta