Como funciona a cirurgia de estrabismo?

O estrabismo é uma condição ocular causada pela falta de alinhamento entre os olhos. Ele pode aparecer tanto em um grau leve quanto em um mais elevado, causando dificuldade para enxergar adequadamente em vários casos.

Entre as possibilidades de tratamento há a abordagem cirúrgica, que visa modificar a estrutura dos olhos para garantir o posicionamento correto. Entender como funciona a cirurgia de estrabismo, portanto, é uma maneira de ter mais segurança sobre a etapa.

Para saber mais, veja, a seguir, como esse procedimento acontece e tire suas dúvidas.

Afinal, como funciona a cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo tem o objetivo de consertar o alinhamento incorreto dos olhos e, para tanto, mexe com a posição dos músculos.

Dependendo de cada caso, pode acontecer de esse elemento ser fortalecido ou enfraquecido, de modo a garantir a focalização no ponto certo.

Ou seja, é feito um pequeno corte na lateral do olho e o músculo pode ter uma parte cortada para ficar tensionado ou pode ser alongado, para ser enfraquecido.

A anestesia varia de acordo com o paciente e com a preferência. Para os mais jovens, é comum optar pela anestesia geral, enquanto adultos normalmente fazem a etapa com sedação local.

Nesse último caso, é possível responder a comandos dos médicos para fazer testes de focalização durante a operação e conseguir um ajuste muito melhor. Em todas as situações, o procedimento é totalmente indolor.

No pós-operatório, é comum que os olhos fiquem vermelhos e sensíveis, mas o tempo de recuperação não é muito elevado. Porém, é preciso passar por um período de adaptação com a nova focalização ocular.

Para quais casos ela é recomendada?

Em geral, qualquer pessoa pode fazer a cirurgia de estrabismo, incluindo crianças e adolescentes. Os pacientes jovens fazem a operação como forma de melhorar as condições de visão, além de evitar problemas maiores, como questões quanto à profundidade de visão.

Em adultos, é mais comum que esse seja um procedimento predominantemente estético, visando aumentar a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

Porém, somente um oftalmologista poderá dar a recomendação sobre a realização ou não dessa etapa.

Há outras opções de tratamento?

Além de entender como funciona a cirurgia de estrabismo, vale a pena compreender que essa não é a única – e, muitas vezes, não é a primeira – solução a ser empregada.

Antes de partir para o procedimento cirúrgico, é possível utilizar óculos e lentes corretivas que podem “ensinar” os músculos a agir de forma adequada. Muitas das lentes, inclusive, garantem um aspecto normal de visão enquanto são usadas.

Além disso, também é possível usar um tampão em um dos olhos, forçando o outro a direcionar corretamente. É uma ação mais efetiva com crianças menores, já que auxilia o desenvolvimento muscular adequado.

Para entender como funciona a cirurgia de estrabismo, basta saber que há modificações no músculo para gerar o alinhamento perfeito entre os olhos. O procedimento depende de cada caso e, acima de tudo, esse não é o único tratamento recomendado, de modo que somente um oftalmologista pode fazer indicações.

Se ainda tiver qualquer dúvida sobre como funciona a cirurgia de estrabismo, aproveite para comentar no espaço abaixo!