Cirurgia refrativa: conheça os 4 pré-requisitos para a cirurgia

A cirurgia refrativa é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros que existem na oftalmologia. Realizada com extrema precisão, ela devolve a qualidade de vida para pessoas que dependem das lentes corretivas para enxergar com acuidade. Nesse procedimento, são usados aparelhos a laser para corrigir as doenças refrativas – miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Mas são todos os pacientes que podem se submeter a essa cirurgia? Quais são os pré-requisitos para agendar o procedimento? Leia este texto até o final e esclareça todas as suas dúvidas.

1. Exames pré-cirúrgicos feitos e dentro da normalidade

Quem já passou por uma cirurgia sabe que antes de se submeter a qualquer procedimento são necessários alguns exames médicos. E não é diferente para aquelas ligadas à oftalmologia. Nesse caso, serão exigidos exames como a topografia da córnea, que verifica a sua curvatura, o mapeamento da mesma região, que analisa o fundo do olho e suas estruturas, além da paquimetria, que aferirá a espessura da córnea. Com todos os resultados dentro da normalidade, você poderá prosseguir com o agendamento da cirurgia refrativa.

2. A idade e seu impacto na cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa pode ser realizada em pessoas entre os 18 e 40 anos. Para os mais novos, essa recomendação é feita para que todo o corpo esteja completamente desenvolvido. Já para as pessoas que passaram dos 40 existe a possibilidade de a presbiopia ter começado a agir. Em ambos os casos, a faixa etária é importante para assegurar que os resultados do procedimento sejam atingidos. Ou seja, que o corpo não passe por mudanças que podem afetar o prognóstico.

3. Indicação cirúrgica para quem não aguenta mais as lentes corretivas

As lentes corretivas – óculos de grau ou lentes de contato – são a forma mais imediatista de tratar as doenças refrativas. Assim que são diagnosticados, os pacientes já podem usá-los e voltar a enxergar com precisão. Apesar de ser uma excelente solução, muitas pessoas ficam cansadas de usá-la. Seja por ter que se lembrar dos óculos o tempo todo, ou pelos cuidados com a higiene das lentes de contato. Quando chega esse momento, a cirurgia refrativa é uma opção válida e que deve ser discutida com o médico oftalmologista.

4. Saúde em boas condições

A cirurgia refrativa é bastante simples e rápida – ela é feita em poucos minutos e depois de uma ou duas horas o paciente poderá voltar para casa. Apesar disso, é fundamental que a sua saúde esteja em boas condições quando chegar o momento de operar os olhos. Não apenas para se certificar de que tudo aconteça dentro do previsto, mas também para que a cicatrização seja perfeita.

A cirurgia refrativa a laser é um procedimento extremamente seguro e preciso. Com anestesia aplicada por meio de colírios, o paciente não sente nada durante todo o tempo. Da mesma forma, sua recuperação é simples e a maioria das pessoas pode voltar a trabalhar em pouco tempo. Para que isso aconteça, é preciso preencher todos os pré-requisitos e seguir à risca as recomendações médicas durante o período pós-cirúrgico.

Você já pensou em se submeter a uma cirurgia refrativa? Conte nos comentários qual é o motivo por trás dos seus óculos e por que você deseja se livrar deles.