A cirurgia refrativa é um procedimento indicado para diversos pacientes que possuem miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. Cumprindo requisitos como a idade adequada, as boas condições de saúde e a estabilização do grau por um ano, é viável receber o encaminhamento do oftalmologista.
Feita a laser, ela serve para “esculpir” a córnea, fazendo com que ela fique o mais esférica e simétrica possível. Desse jeito, a conversão dos raios luminosos acontece do jeito certo, diminuindo e até eliminando o grau.
Muitas pessoas têm medo e ficam em dúvida, mesmo quando o oftalmologista recomenda. Por isso, veja, a seguir, 4 razões para se submeter a esse processo.
1. A cirurgia refrativa aumenta a qualidade de visão e de vida
Feita para corrigir problemas de astigmatismo, miopia e/ou hipermetropia, esse procedimento cirúrgico ajuda pacientes com variados graus a reduzir e até a eliminar o uso de lentes corretivas.
Após a recuperação, é comum abrir mão dos óculos ou das lentes de contato graças à restauração da visão.
Além de isso trazer muito conforto, é uma forma de melhorar a qualidade de vida. Enxergando melhor, as atividades rotineiras, como dirigir ou praticar esportes, também ficam mais seguras, o que contribui para um cotidiano melhorado.
2. O procedimento é simples e em regime ambulatorial
Diferentemente do que acontece com muitas outras, a cirurgia refrativa é bem simples. Ela é feita a laser e não exige cortar o olho ou causar abrasões mais intensas. Em vez disso, ela apenas remodela a córnea para que a conversão dos raios luminosos aconteça do jeito certo.
Com isso, ela é indolor e também não causa grandes dificuldades no pós-operatório, facilitando a vida de quem se submete a ela.
Outro ponto importante é que, apesar do nome, ela não precisa ser feita em um centro cirúrgico. Ela tem caráter ambulatorial e pode ser realizada, sem preocupações, com o uso de colírios anestésicos, sendo totalmente indolor.
3. O processo é seguro e tem muita eficiência
Com cada vez mais pesquisas, a cirurgia refrativa a laser se torna mais segura com o passar do tempo. Atualmente, ela tem um excelente nível de confiança, o que garante que os pacientes fiquem satisfeitos com o resultado do procedimento.
Além disso, o fato de usar o laser e muita tecnologia diminui a chance de erros humanos. Escolhendo um profissional experiente e capacitado, as chances de falha praticamente não existem, de forma a proteger a visão e obter um excelente resultado ao final.
Os efeitos colaterais e riscos, no geral, são pequenos, de modo que esse é um forte motivo para submeter-se a essa etapa.
4. A recuperação é bastante rápida
Justamente por ela ser simples, precisa e muito eficiente é que a recuperação não é muito longa. O mais comum é que seja possível retomar às principais atividades cotidianas, como trabalhar ou dirigir, em um período que vai de 24 a 72 horas.
Além disso, a falta de cortes ou de transformações profundas também não abre portas para infecções ou para problemas que exigem cuidados muito intensos.
Isso faz com que seja possível, por exemplo, terminar a semana usando óculos e começar a seguinte já com uma visão restaurada e com acuidade aumentada.
A cirurgia refrativa é segura, rápida, indolor e eficiente. Trazendo qualidade de vida e ótimos resultados, é um procedimento que vale a pena ser feito, desde que seja recomendado por seu oftalmologista.
O que você pensa sobre esse processo? Conte nos comentários e dê sua opinião!
2 respostas
Estou sendo submetido a aplicações no olho direito, total de 4 injeções, devido a DMRI. Não poderia ser feita a cirurgia laser ora não precisar mais do óculos?
Boa noite!
Tenho 55 anos e uso óculos pra perto.
Posso fazer essa cirurgia refrativa?