O que são as lentes inteligentes?
Embora essa ideia possa parecer saída de um filme de ficção científica, essa não é uma realidade distante e marca um avanço significativo na área da saúde ocular e da tecnologia na atualidade.
Drew Perkins, CEO da startup Mojo Vision, testou um protótipo revolucionário de lentes de contato inteligentes, equipadas com tecnologia de realidade aumentada em uma estrutura minúscula que se adapta ao olho humano. Essas lentes são as menores e mais densas do mercado, contendo uma minúscula tela microLED com 14 mil pixels por polegada e menos de 0,5 mm de diâmetro.
Apesar de não conter unidade de processamento interna, elas se comunicam por ondas de rádio com um módulo computacional externo. São compostas também por sensores de imagem para visão computacional, sensores de rastreamento ocular, sistema de bateria e antena de comunicação 5Ghz.
O que esperar para o futuro?
O idealizador responsável conta que as lentes não só prometem revolucionar a forma como o mundo é visto pelo usuário, mas também como interage com ele. A ideia é que as lentes façam a exibição de pequenos textos flutuantes até sinais de direção durante um trajeto, as possibilidades são muitas. O criador deixou claro que elas têm o potencial de transformar a vida das pessoas, incluindo as com deficiência visual, melhorando suas habilidades para realizar tarefas diárias.
Embora o sistema ainda exija um processador externo (em volta do pescoço) para atuar como um retransmissor de dados entre a lente e um computador, a tecnologia por trás das Mojo Lens promete ser revolucionária. Com testes planejados para expandir o uso das lentes além dos executivos da empresa, a startup espera explorar possibilidades em áreas como treinamento de fitness, saúde e muito mais.
A jornada das lentes de contato inteligentes da Mojo Vision está moldando o futuro da tecnologia. Ainda que haja desafios e preocupações com a segurança, a empresa está comprometida em tornar essa tecnologia acessível e segura para todos os usuários.
Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar que esse problema se agrave por falta de informação.