O desalinhamento entre os olhos, característico do estrabismo, pode ser solucionado por meio de diversas intervenções terapêuticas, no entanto, quando a cirurgia é indicada, muitas pessoas costumam questionar sua eficácia. Entenda um pouco mais sobre a cirurgia de estrabismo e seus benefícios.
1. Indicada para adultos e crianças
Observado cada caso isoladamente, o médico oftalmologista pode indicar a cirurgia de estrabismo para adultos ou crianças. Não há faixa etária limite para ser submetido à cirurgia. Muitos questionam a eficácia do método realizado após a maturação cerebral, porém, muitos pacientes apresentam melhora na visão mesmo quando operados depois de adultos. Por ser uma cirurgia de fácil execução, aqueles que recebem a indicação não precisam temer.
2. Cirurgia simples e de fácil recuperação
Ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário retirar o globo ocular para se fazer a correção dos nervos que regem os olhos. A execução se dá por meio de uma incisão na região onde os nervos que controlam os olhos se encontram. A partir daí o médico oftalmologista vai ajustar o comprimento dos nervos, fazendo com que o globo ocular encontre seu eixo e também o paralelismo adequado. Em alguns casos, é possível que o médico identifique a necessidade se fazer retoques para ajustar ainda mais, porém, o paciente é avisado sobre essa necessidade ainda no período de recuperação, que costuma durar cerca de um mês.
A recuperação é simples e as restrições são necessárias, assim como em qualquer cirurgia. O paciente recebe a prescrição de colírios e analgésicos para diminuir o desconforto e a indicação para não praticar esportes ou nadar. A volta ao trabalho ou às aulas se dá após cerca de uma semana.
3. Recuperação da visão binocular
Antes dos oito anos de idade, a criança ainda não atingiu a maturação cerebral que controla o campo visual. Justamente por isso, a idade ideal para se submeter a criança a cirurgia de estrabismo é antes dessa faixa etária. Até os dois anos de idade a visão em 3D está se formando e, nos casos de estrabismo congênito (de nascimento) ou desvios bastante acentuados, essa função pode ser perdida. Apenas a cirurgia poderá recuperar a chamada visão binocular, ajustando os olhos para o ângulo correto e recuperando assim a função.
4. Melhora da estética
Entre os benefícios relacionados ao bom funcionamento dos olhos, está também a parte estética. A cirurgia de estrabismo é capaz de corrigir o desvio que causa incômodo tanto em crianças quanto em adultos. Porém, é preciso deixar claro que para a correção estética há outros métodos disponíveis como, por exemplo, a toxina botulínica. A cirurgia deve ser indicada por um especialista mediante exames que excluam a eficácia de outros métodos.
5. Como receber indicação para cirurgia de estrabismo
A cirurgia de estrabismo é um procedimento que está disponível tanto na rede particular quanto na rede pública de saúde. Porém, para se obter a indicação de cirurgia, é preciso que um médico oftalmologista, após exames criteriosos, ateste a necessidade e encaminhe o paciente para a cirurgia. Apenas com a indicação médica o paciente pode se submeter à cirurgia de estrabismo. Para saber se o caso requer esse tipo procedimento, consulte um especialista.
Quer saber mais sobre estrabismo em crianças? Leia nosso outro artigo e conheça mais sobre essa condição.