Conteúdo

5 dicas para cuidar dos seus óculos de grau

Os óculos de grau são acessórios usados para melhorar a acuidade da visão e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem os usa. Eles podem ser indicados para pessoas de todas as idades, desde adultos e adolescentes, até crianças ainda no início da vida. Em todos esses casos, são utilizadas lentes corretivas feitas de vidro e, por isso, devem ser tratadas com cuidado.

Se você usa óculos, continue lendo esse artigo e veja as 5 dicas que separamos para cuidar dos seus óculos de grau:

Limpe as lentes dos óculos de grau com frequência

Os óculos são colocados e tirados pelas mãos, naturalmente. Por isso, é comum que as lentes fiquem engorduradas. Mesmo aqueles que se preocupam em segurá-los somente pelas hastes, eventualmente, deixarão as lentes sujas. Pode não parecer, mas a limpeza das lentes pode prejudicar bastante a visão. Portanto, você deve limpar as lentes sempre que necessário, podendo fazer isso usando água e sabão normalmente e enxugando com um tecido que não solte fiapos.

Guarde os óculos em um estojo apropriado

É comum que os óculos recém-comprados sejam tratados com todo o cuidado possível. Mas, à medida que eles se transformam em acessórios rotineiros, acabam sendo colocados em qualquer lugar, jogados dentro da bolsa e até colocados no bolso de trás da calça. É nessas horas que eles podem quebrar ou ter as lentes riscadas. Por isso, guarde seus óculos de grau num estojo apropriado sempre que eles não estiverem em uso. Essa atitude simples evita maiores danos.

Ajuste as alças com a ajuda de um especialista

As alças dos óculos de grau são responsáveis por dar suporte às lentes. Quando elas entortam, é possível que as lentes sejam prejudicadas. Então, por mais que pareça simples ajustar as hastes com as próprias mãos, o correto é levá-las para um especialista. Adote esse hábito e visite um especialista a cada semestre. O seu oftalmologista também poderá ajudá-lo durante a consulta de rotina anual.

Sempre os repouse com as lentes para cima

Pelos mesmos motivos que os óculos de grau acabam dentro do bolso da calça, eles também podem ser colocados de qualquer forma sobre superfícies ásperas. Mesmo que não sejam lixas propriamente ditas ou madeiras rústicas, todas as superfícies representam riscos às lentes. Por isso, preserve o hábito de guardar os óculos com as lentes para cima e evite que riscos o obriguem a trocar de óculos antes do necessário.

Os óculos não são acessórios para os cabelos

Por mais que esse movimento pareça involuntário, é importante resistir ao hábito de usar os óculos de grau para prender os cabelos. Isso porque seu formato pode sofrer pequenas deformações com o tempo, o que prejudica o posicionamento das lentes. Elas podem, inclusive, se soltar da estrutura e cair, provocando uma troca precoce de óculos.

Cuidar dos óculos de grau é uma questão de criar hábitos. Com esses pequenos cuidados no dia a dia, você apenas terá que trocar de óculos quando o seu médico oftalmologista recomendar. Isso pode demorar anos. Todas essas medidas podem ser aplicadas também para os óculos escuros. Acima de tudo, o maior cuidado que você pode tomar com as lentes corretivas e com a sua saúde é visitar o seu oftalmologista dentro da frequência recomendada.

Você costuma cuidar dos seus óculos de grau? Conte nos comentários se tiver alguma dica extra para acrescentarmos à lista!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta