4 informações que você precisa saber sobre os seus olhos

Existem poetas que dizem que os olhos são a janela da alma. Que afirmam que por meio deles é possível entender exatamente o que cada pessoa está sentindo, independentemente do que estão dizendo. Essa é uma interpretação bastante romântica sobre os órgãos mais delicados que temos no corpo humano.

A verdade é que, cientificamente, os olhos de fato dizem muito sobre a saúde humana. Existem diversos sinais de que algo não está bem a partir de sintomas que surgem nos olhos. E é importante ficar atento tanto aos seus, quanto aos olhos de outras pessoas próximas a você.

Veja agora 4 informações que você precisa saber sobre os seus olhos.

1. São estruturas delicadas, mas bastante complexas

Os olhos são órgãos considerados delicados pois podem sofrer bastante a qualquer agressão, mesmo que pequena. Eles são basicamente estruturas formadas por membranas, nervos e líquidos que exercem suas funções para que você possa enxergar. Em sua parte posterior, ele é protegido parcialmente pelos ossos que formam o crânio, mas na parte frontal, são protegidos apenas pelas pálpebras. Por isso quando tomamos sustos, por exemplo, nossa primeira reação é fechar os olhos. É um reflexo automático de proteção desses órgãos.

2. Funcionam como câmeras fotográficas

Uma das informações que você precisa saber sobre os seus olhos é o fato de que eles funcionam como câmeras fotográficas. Basicamente a luz que entra por eles passa por uma lente, o cristalino, que forma a imagem invertida no fundo do olho. Essa região é a retina, que funciona como o filme fotográfico. Mantendo a analogia, quem transmite a imagem é o nervo óptico para que o cérebro então revele e interprete o que está sendo visto pela pessoa. Todo esse processo acontece numa velocidade incrivelmente alta. Enquanto você lia este parágrafo, os seus olhos e seu cérebro atualizaram as informações em tempo real.saber sobre os seus olhos

3. Informações que você precisa saber sobre seus olhos e doenças

Existem algumas doenças que atingem os olhos que são consequências de outras condições gerais de saúde. Por exemplo, os riscos de glaucoma aumentam quando o paciente é hipertenso. Quando diagnosticada, o médico oftalmologista irá recomendar toda uma mudança de hábitos, afinal essa condição traz também problemas cardiovasculares.

Há também a retinopatia diabética que é uma consequência direta do diabetes fora de controle. Existem casos de pacientes que sequer sabiam ser portadores do diabetes e que descobrem a doença no consultório oftalmológico. Essas são informações importantes que você precisa saber sobre os seus olhos para que possa entender os sinais dessas doenças e conseguir se tratar o mais rápido possível.

4. Olhos saudáveis se adaptam a ambientes com diferentes níveis de luminosidade

Você já parou para pensar por que os piratas usavam tapa olhos? A história conta que esses acessórios eram, na verdade, usados por todos os capitães de navios. Isso porque eles deveriam transitar rapidamente entre o convés e o porão do navio. Um deles estava exposto ao sol e o outro era bastante escuro. O tapa olhos servia para que ele tivesse um olho pronto para cada situação e não tivesse que esperar o tempo de adaptação dos olhos à luminosidade. Esse é um exemplo no qual o conhecimento permitiu que eles trabalhassem melhor e pode servir para você também. Se os seus olhos não conseguirem fazer esse movimento, está na hora de procurar um médico oftalmologista. A dificuldade para enxergar na penumbra é sintoma de diversas doenças oculares.

De todas as informações que você precisa saber sobre os seus olhos, o fator comum é o poder do conhecimento ao seu favor. Quando sabemos o que esperar de cada parte do nosso corpo, a identificação de problemas é mais fácil. Por isso, se você sofreu um trauma, está com dificuldades para enxergar corretamente ou sente sintomas fora do comum, não hesite em agendar uma consulta o mais rápido possível.

Você conhecia essas informações? Conte nos comentários qual delas você achou mais curiosa.