Conteúdo

4 características indispensáveis em um oftalmologista pediátrico

O cuidado com os olhos começa desde o momento do nascimento, quando é realizado o teste do olhinho pelo pediatra que acompanhou o parto. Nos dois anos seguintes, o mesmo médico irá observar olhos e comportamentos que possam indicar que há algum problema. É depois dessa idade que um médico oftalmologista começará o seu trabalho de acompanhamento da criança.

Mas como escolher o melhor médico para o seu filho? Quais são as características indispensáveis em um oftalmologista pediátrico? Para te ajudar a solucionar essas questões, preparamos um artigo completo.

Um bom oftalmologista pediátrico se comunica bem com as crianças

Levar as crianças ao médico nem sempre é uma tarefa fácil. E não podemos culpá-las, o ambiente do consultório pode ser um pouco assustador para elas. Por isso, é fundamental encontrar um oftalmologista pediátrico que saiba se comunicar com as crianças.

Obviamente, os pais estarão presentes na consulta e farão todas as observações sobre histórico médico, familiar e comportamentos diferentes. Mas quando chega o momento do exame, nada melhor que um médico com experiência e tato para tornar a consulta o mais agradável possível.

O consultório deve estar preparado para receber os pequenos

Como dissemos anteriormente, os equipamentos em um consultório oftalmológico podem parecer assustadores. Mas com um pouco de imaginação e preparo é possível contornar essa situação. Um dos pontos a serem observados é a preparação do consultório para receber as crianças.

Observe se o espaço é convidativo, se existem objetos e brinquedos que ajudem a manter o foco dos seus filhos durante os exames, por exemplo. Se tudo estiver dentro do esperado, um grande aparelho para exames pode ser visto por eles como um robô, por exemplo.

A experiência conta bastante ao lidar com crianças

Os olhos infantis são diferentes dos adultos. Isso porque eles continuam em desenvolvimento por alguns anos após o nascimento. Nesse sentido, é importante que o oftalmologista pediátrico seja especialista na área e esteja preparado para avaliar os olhos dentro da faixa etária dos pacientes. Da mesma forma, somente a experiência o ajudará a interpretar as falas da criança (quando possível) ou as observações dos pais como manifestações de possíveis doenças ou acontecimentos naturais a cada idade.

A capacidade para recomendar tratamentos possíveis

Um bom oftalmologista pediátrico entende as diferenças entre os tratamentos para adultos e crianças. Por exemplo, para algumas crianças pode ser difícil aceitar a necessidade de usar óculos. Ele deverá ajudar os pais a informar o paciente corretamente, assim como ressaltar os benefícios de seguir o tratamento. Ou, por outro lado, elaborar formas de tratamento que facilitem a vida dos pais. Aplicar colírios que provoquem ardência, por exemplo, pode ser fácil na primeira vez, mas a partir daí essa tarefa pode se transformar em um suplício.

Consultar um oftalmologista pediátrico é fundamental para a saúde das crianças, e até mesmo para o seu desenvolvimento escolar. Imagine tentar aprender a ler sem conseguir enxergar as letras corretamente. Por isso, leve o seu filho ao médico dentro da frequência recomendada. Isso é, aos dois anos, depois aos cinco e então quando a alfabetização for começar. Se tudo estiver dentro do padrão, o oftalmologista irá recomendar que a visita aconteça novamente a cada dois anos, para exames de rotina.

Você costuma levar seus filhos ao oftalmologista pediátrico? Conte nos comentários quais foram as características que o fizeram escolher o médico.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta