Conteúdo

3 doenças que causam dor nos olhos

Os olhos, órgãos responsáveis pela visão, podem ser considerados bastante sensíveis, apesar de estarem dentro de uma cavidade óssea e envoltos por camadas de músculos. Precisamos ter muito cuidado para não causar lesões nesta área do rosto, como permitir que um objeto estranho entre em contato com o olho, ou desgastar a pele e a superfície da córnea por meio de atrito, coçando excessivamente o local.
Esses exemplos provavelmente irão causar dor nos olhos ligada a fatores externos. No entanto, a dor nos olhos pode ser sintoma de algo que está acontecendo internamente no organismo, por isso, no post de hoje, iremos falar sobre 3 doenças que podem causar dor nos olhos. Fique atento!

1. Blefarite

Apesar de inofensiva à visão, a blefarite é uma inflamação bastante incômoda, tendo em vista que é caracterizada por uma coceira na região da pálpebra onde crescem os cílios, deixando o local vermelho e irritado. Comumente, suas causas estão ligadas ao crescimento de bactérias na região dos olhos, que afeta mais as pessoas que possuem algum problema nas glândulas sebáceas e têm tendência a uma pele oleosa e caspas. Além da dor nos olhos e sensação de areia ou queimação na parte interna, a perda ou o crescimento anormal de cílios e piscadas mais frequentes são outros sintomas dessa inflamação.

2. Uveíte

Assim como a blefarite, a uveíte também é uma inflamação que causa dor nos olhos, porém ela ocorre internamente, na camada média do globo ocular. A úvea é a parte do olho que engloba a íris, o corpo ciliar e a coróide, e é responsável por nutrir o olho e fornecer fluxo sanguíneo para outras camadas da retina.
Devido a essa constituição da úvea, a uveíte pode ser posterior ou anterior, dependendo do local que sofre a inflamação. Dentre os principais sintomas estão a dor nos olhos, a visão turva, sensibilidade à luz e olhos vermelhos.

3. Dor nos olhos: um dos sintomas do Glaucoma

O glaucoma engloba um conjunto de doenças oculares relacionadas a danos causados ao nervo óptico e a irregularidades na pressão intraocular. O uso de corticoides e de colírios que têm a função de dilatação estão entre os fatores que podem influenciar o desenvolvimento da doença, além de pressão alta. Se não tratado, o glaucoma pode causar danos irreversíveis ao sentido da visão, inclusive cegueira. Dependendo do tipo de glaucoma, os sintomas podem incluir vômitos, náuseas, vermelhidão, nebulosidade e dor nos olhos.
Além dessas doenças que acabamos de ver, conjuntivite, ceratite, sinusite e neurite óptica são outros exemplos de inflamações cujo quadro de sintomas inclui a dor nos olhos. Devido a esse grande quadro de patologias que podem ser associados a dor nos olhos, é muito importante recorrer ao oftalmologista quando esse sintoma aparece.
Mas vale lembrar que em todos os casos relacionados a saúde dos olhos, o diagnóstico precoce pode garantir a eficácia do tratamento, por isso, busque um centro oftalmológico de referência, marque uma consulta no Hospital de Olhos de São Paulo e mantenha seus exames oculares em dia.

Compartilhar:

Uma resposta

  1. Meus olhos começaram a doer segunda feira e hoje já é sexta-feira e não parou de doer preocupada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta