Conteúdo

Campanha Novembro Azul: como o câncer de próstata pode afetar a visão? 

O que é o câncer de próstata? 

A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga, responsável por produzir parte do sêmen. Quando suas células se multiplicam de forma descontrolada, surge o câncer de próstata, que pode ser silencioso no início, está aí a importância do exame preventivo. 

De acordo com o INCA, ele representa cerca de 29% dos diagnósticos de câncer em homens no Brasil. Apesar disso, muitos ainda evitam o tema por medo ou desinformação. A campanha existe justamente para quebrar esses tabus e reforçar que cuidar da saúde é um ato de prevenção e autocuidado. 

Como o câncer de próstata pode afetar os olhos? 

Pode parecer improvável, mas existe relação entre o câncer de próstata e a saúde ocular. Essa ligação pode ocorrer por dois motivos principais: efeitos colaterais do tratamento e metástase ocular. Pacientes em hormonioterapia ou quimioterapia podem apresentar sintomas como: 

– Olho seco 

– Visão embaçada 

– Sensibilidade à luz 

– Irritação ocular 

Essas reações acontecem porque as alterações hormonais interferem na produção e qualidade da lágrima, essencial para proteger os olhos. Além disso, medicamentos usados para tratar o aumento da próstata têm como um dos efeitos colaterais a chamada síndrome da íris flácida, que dificulta a dilatação da pupila e pode atrapalhar cirurgias oftalmológicas. 

O que ocorre quando o câncer chega aos olhos? 

Em casos mais avançados, o câncer de próstata se espalha para outras partes do corpo, inclusive os olhos, causando metástase na coroide, uma camada rica em vasos sanguíneos que nutre a retina. Os principais sintomas são: 

– Perda parcial da visão 

– Flashes de luz ou pontos flutuantes 

– Sensação de véu diante dos olhos 

– Visão turva 

Há casos em que a metástase ocular é o primeiro sinal de um câncer de próstata não diagnosticado. 

Como tratar a metástase ocular? 

O tratamento da metástase ocular envolve equipe multidisciplinar, com oncologistas e oftalmologistas, podendo ser indicadas radioterapia, quimioterapia, laserterapia ou cirurgia, dependendo do caso. O foco é preservar a visão e controlar a doença. 

A idade é um fator de risco tanto para o câncer de próstata quanto para doenças oculares, como catarata e degeneração macular relacionada à idade. Por isso, homens acima dos 50 anos devem incluir o urologista e o oftalmologista em sua rotina de prevenção. 

Enxergue além da próstata 

Falar sobre saúde masculina ainda é um desafio, mas o silêncio e o preconceito podem custar a saúde de muitas pessoas. Converse sobre o assunto, faça seus exames regularmente e incentive outros homens a fazer o mesmo.  

Este conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar que esse problema se agrave por falta de informação. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta